+55 11 99201-1821

O BORDER COLLIE

O Encantador

O Border Collie é aquele tipo de cão que agrada a praticamente qualquer pessoa, basta que goste de cães para saber apreciá-la.  Esperto, simpático e extremamente obediente, o cão da raça Border Collie se tornou uma verdadeira celebridade no mundo depois que foi apontado pelo autor Stanley Coren, psicólogo especialista em comportamento canino, em seu livro “A Inteligência Canina” como a raça mais inteligente do mundo. No livro, os cães eram analisados e estudados por 199 adestradores que comparavam os resultados de acordo com a obediência e o desempenho nos testes realizados.

Esta raça é tão impressionante, que é capaz de aprender um enorme número de palavras e comandos diferentes sem se confundir jamais. Para comprovar esta teoria, podemos citar o famoso cão alemão chamado Rico, que se tornou conhecido em toda a Alemanha depois de participar de um programa de televisão. Rico conhecia mais de 200 palavras diferentes e as aprendeu de forma extremamente rápida, o que realmente surpreendeu especialistas no mundo todo.

Além disso, trata-se de uma raça extremamente dócil e encantadora. Muito sociável com todos os membros da família, inclusive com crianças, o Border Collie também aceita muito bem a visita de amigos e vizinhos, bem como as de outros cães. Tornando-se um excelente cão de companhia. Muito apegado, jamais fica agressivo ou irritado.

Border CollieMas o que realmente não se pode negar, é que o Border Collie é uma excelente raça de cão para quem gosta de uma companhia animal para praticar esportes. Ele costuma se destacar em modalidades conhecidas de atividade canina como o dog show, pastoreio, flyball, frisbee, freestyle e o agility.

Ou seja, apesar de ser uma raça totalmente encantadora, possui um alto nível de energia, precisando assim praticar atividades físicas e brincadeiras constantes. O Border Collie não é o cão indicado para pessoas que gostam de sossego e muito menos para quem não tem muito espaço para que ele possa correr, ou tempo para deixar que gastem tanta energia acumulada todos os dias.

O Border Collie precisa praticar atividades diariamente, que podem ser caminhadas, corridas ou brincadeiras, principalmente os de arremesso, nas quais é possível que traga objetos para seu dono. O Border Collie sempre foi uma raça de trabalho e por este motivo gosta de se sentir útil e importante para seus donos. Eles também precisam ser desafiados e participar de jogos que estimulem toda sua capacidade mental.

Para quem aprecia praticar de atividades e campeonatos destinados para cães, o Border Collie surge como a raça ideal. Nos campeonatos mundiais é sempre considerado o favorito das modalidades, principalmente do agility, onde são exigidas habilidades como agilidade, inteligência e obediência aos comandos do dono.

Características de pelagem

Fisicamente, a raça não tem um padrão muito rígido e apresenta grande variedade de cores. É possível encontrar cães puros da raça Border Collie nas cores preto, marrom, marrom e branco, marrom, preto e branco, amarelo, vermelho, azul e até cinza. Porém, a cor branca jamais deve ser predominante, mas sim surgir como um detalhe em sua pelagem.

A origem da raça Border Collie

Os cachorros da raça Border Coliie são conhecidos no mundo todo e nos dias atuais podem ser encontrados facilmente em praticamente todos os países. Mas segundo especialistas, a raça se originou em um local específico, entre a Inglaterra e a Escócia em meados do século XIX. Na literatura, aparecem algumas referências à raça já no ano de 1570, mas ainda não era chamado como Border Collie, e sim como Collie de Trabalho, Collie Inglês ou até como Collie de Fazenda.

A história da raça fica nebulosa durante muitas décadas, mas em meados de 1800 foram encontrados trabalhos artísticos em madeira nos quais é possível distinguir claramente a imagem de cães com características físicas do Border Collie, sendo que alguns são ilustrados com pelos longos e outros, mais curtos. Ainda mais tarde, os cães da raça eram chamados apenas de “Sheepdog”, já que eram utilizados nas fazendas como cães pastores. O nome moderno como conhecemos atualmente foi utilizado pela primeira vez muitos anos mais tarde, já em 1950 provavelmente resultando do local de origem da raça, já que o termo “border” em inglês significa fronteira.

Diferentemente de outras raças de cães, o padrão definido para raça era caracterizado mais pela habilidade natural ao trabalho do que somente físicas. Por este motivo, os cães mais propensos ao trabalho nas fazendas eram cruzados entre si, gerando animais cada vez mais inteligentes.

Mas os tempos mudaram, e estes animais passaram também a ser criados somente como animais de estimação, e a cada ano, um número maior de Border Collies passa a participar também de concursos de beleza canina, se destacando também neste sentido.  Ainda é possível encontrá-los participando de torneios e competições que avaliam suas habilidades como cães de trabalho, mas superam facilmente outras raças em competições de agilidade. Em algumas modalidades, estes cães são considerados os melhores, como por exemplo, em Show Dog, Free Style e Freesbie.

Nas competições de agilidade, chamada comumente de “agility”, o Border Collie impressiona. No esporte que teve origem em 1978, na Inglaterra, o animal precisa passar por diversos obstáculos, sempre obedecendo aos comandos dados pelo seu treinador e ainda no menor tempo possível. Tanta desenvoltura neste tipo de atividade se dá devido ao formato de seu corpo, que um pouco mais alongado do que alto, proporciona o ganho de velocidade de forma mais eficaz, além de auxiliar o movimento do corpo nos diferentes desafios do percurso.

Extremamente dóceis, os cães da raça Border Collie são excelentes companhias, inclusive para famílias com crianças. Mas de qualquer forma, qualquer proprietário deve estar ciente de que se trata de um animal que necessita praticar atividades físicas constantemente para se manter saudável e feliz. Do contrário, uma vida sedentária poderá resultar em hábitos ruins de comportamento, além do aparecimento de algumas doenças.

Apesar de todas estas características o que realmente chama a atenção nestes animais e o faz se destacar entre tantas raças caninas, é sua inteligência, que considerada superior do que a de outros animais, já foi testada e analisada por diversos especialistas ao redor do mundo.

Pet Society
FCI
CBKC
Royal Cannin
Bayer
Organnact

Contato

  +55 11 99201-1821

  [email protected]

Redes Sociais